Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Prece comemora quinze anos na Assembleia

O Prece (Programa de Educação em Células Cooperativas) que atua em sete municípios cearenses está fazendo quinze anos em 2009.

Dentro das comemorações, a Assembleia Legislativa está realizando hoje uma audiência pública para discutir as atividades desenvolvidas pela instituição e os impactos sociais dessas ações nas comunidades rurais onde atua. O evento acontecerá a partir das 14h30 no auditório Deputado Castelo Branco. As comissões solicitante s foram a de Educação, Cultura e Desporto e de Juventude. Os deputados requerentes foram Artur Bruno, Nelson Martins e Raquel Marques.

O Programa começou com apenas sete estudantes que se reuniam numa casa de farinha abandonada em Cipó, comunidade rural do Município de Pentecoste, e hoje atua em sete municípios cearenses: Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, Paramoti, Fortaleza, Maracanaú e Paracuru. O objetivo principal é estimular jovens que estavam fora da escola a darem continuidade aos estudos.

Os sete primeiros estudantes que formaram a célula de aprendizagem cooperativa conseguiram concluir o ensino fundamental e médio pela Educação de Jovens e Adultos e, posteriormente, ingressaram na UFC (Universidade Federal do Ceará). A cada ano, a metodologia tem auxiliado na aprovação de mais alunos no vestibular da UFC e de outras universidades. Mais de 350 estudantes já ingressaram no ensino superior através do Prece, quarenta estão graduados e dez estão cursando mestrado ou doutorado.

A metodologia do Prece é baseada no estudo em células. Os estudantes e graduados do Programa organizados retornam aos finais de semana para as suas comunidades de origem a fim de desenvolverem muitos projetos que podem ser categorizados em três grandes áreas de atuação: Educação Formal, Desenvolvimento Econômico, Controle Social e Governança. Em Fortaleza e em Maracanaú, as atividades se desenvolvem durante a semana de segunda a sábado.

A experiência foi considerada pela Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) como uma das 42 mais exitosas experiências de inovação social dentre as mais de 1400 avaliadas nos 33 países da América Latina e Caribe.

Entre as entidades apoiadoras do Prece estão o Nucom (Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC) e a própria UFC. A realização é do Icores (Instituto Coração de Estudante). O BNB (Banco do Nordeste do Brasil), a Brazil Foundation e a Fundação Mary Harriet Speers figuram entre os aliados estratégicos. Alguns dos parceiros são a Central das Associações Associativas de Pentecoste e o Instituto Sesemar (Assessoria e Apoio aos Povos das Serras, Sertão e Mar).

Fonte:O Estado
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]