Brasil

[Brasil][bsummary]

Ciência e Tecnologia

[Ciência e Tecnologia][list]

Apoie o Blog do Raimundo Moura agora


 

Nove municípios do Ceará são contemplados com Zoneamento de Desertificação

MEIO AMBIENTE


Nove municípios do Ceará são contemplados com Zoneamento de Desertificação

Na última terça-feira (12) foi publicado em Diário Oficial da União, o convênio entre a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O objetivo do convênio é elaborar o Zoneamento Ecológico-Econômico de Áreas Susceptíveis a Desertificação (ASDs). As áreas escolhidas para o zoneamento considerou o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE-CE). O estudo contemplará nove municípios cearenses: Irauçuba, Itapajé, Sobral, Canindé, Santa duitéria e Miraíma, na Região Norte, além de Tauá, Independência e Arneiroz, nos Inhamuns.

O zoneamento é essencial para subsidiar o ordenamento da ocupação de um espaço geográfico e do redirecionamento das atividades, apresentando argumentos técnicos para estratégias e ações em planos regionais de desenvolvimento sustentável. Ele visa gerar um instrumento legal de ordenamento territorial que resulte na melhoria da qualidade de vida da população dessas regiões, aliada à manutenção da capacidade produtiva dos recursos naturais em bases sustentáveis.

De acordo com Margareth Carvalho, gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Funceme, é preciso iniciar os trabalhos de campo no mês de fevereiro para que o estudo fique concluído no fim de 2010.
Raimundo Moura

Radialista formado, blogueiro, graduando em serviço social e Conselheiro Tutelar, atualmente apresento o Programa Alerta Geral Vale do Curu pela 91.9 de Pentecoste e colaboro com o Jornal Integração da Atitude FM de Itapajé.

Comente
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook

Nenhum comentário :



Entretenimento

[Entretenimento][grids]

Saúde

[Saúde][bsummary]

Negócios

[Negócios][twocolumns]

Esportes

[Esportes][threecolumns]